Arendt
Para Arendt a vida ativa tem como base três pilares que são a ‘’ação’’ ,”labor’’ e a ‘’vida ativa’’. O labor está mais relaciona a necessidade do homem, a questões vitais e biológicas e é essencial para a continuidade da espécie. Enquanto que o trabalho é o processo de transformar os objetos fornecidos pela natureza em objetos artificiais. 2- De que forma Arendt compreende a ação (práxis)?
A ação refere-se a necessidade do homem viver em sociedade, possui um aspecto de pluralidade pois ocorre diretamente entre os homens sem mediações. 3- Por que, para Arendt a ação é condição necessária de toda a vida política?
Pois a ação é o ‘’estar presente em sociedade ’’e baseia-se na convivência com seus semelhantes e as discussões políticas só são possíveis se houver uma pluralidade de opiniões. Pelo fato de a política basear-se na ação(práxis) e no discurso (léxis) 4- O que caracterizava, para os antigos gregos, a esfera da vida privada e a esfera da vida pública?
A esfera da vida privada e o reino das necessidades, constitui-se da propriedade, dos interesses pessoais. E a esfera da vida pública pode-se definir como o reino da liberdade, onde tudo pode ser visto e ouvido por todos e nele está implícito a ideio do comum - o bem comum. 5- Para Arendt, qual o duplo aspecto do termo público? Explique.
O primeiro conceito diz a respeito de que a esfera pública constitui-se das ações que podem ser vistas e ouvidas por todos, e a aparência é a realidade pois é aquilo que é visto e ouvido pelos outros. E o segundo conceito é que o público é o comum, onde todos os seres humanos por serem semelhantes partilham de mesmos interesses porém a sociedade trocou a ideia de bem comum por apenas consumismo. 6- De acordo com o texto explique a frase ’’O mundo comum acaba quando é visto e ouvido somente sob um aspecto e só lhe permite uma perspectiva’’
Pois o mundo comum é