areas degradadas
ENERGÉTICA. UMA POSSIVEL ALTERNATIVA ENERGÉTICA NAS
FABRICAS DE CERÂMICA DO RN.
JUSTIFICATIVA
Pesquisar fontes alternativas para redução da utilização de madeira de espécies nativas, importantes para preservação do bioma caatinga. O estudo será realizado através da análise do poder calorífico da madeira do nim (kcal/kg), rendimento em carvão (%) e teor de cinzas
(%), de espécimes previamente selecionadas.
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
A Caatinga ocupa cerca de dez por cento do território nacional e é uma das áreas mais sujeitas à desertificação no Brasil.
Esse bioma tem perdido suas características devido ao uso irracional das atividades socioeconômicas, que vão desde a exploração de madeira para combustível e a extração de piçarra para aterramento nas jazidas de petróleo e na construção civil até a substituição da vegetação nativa por práticas agrícolas não apropriadas. A extração de madeira para combustível é a prática mais danosa para a degradação desse bioma exclusivamente brasileiro.
Visa analisar o potencial do nim, como fonte alternativa de madeira como fonte energética nas fabricas de cerâmica do Rio
Grande do Norte. Com intuito de mostrar alternativas que possam ajudar na diminuição de atividades extrativistas do bioma da caatinga.
Diante dos resultados alcançados, será analisada a possível qualidade do nim como fonte madeireira para produção energética.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:
Demonstrar uma alternativa madeireira com intuito da preservação de espécies nativas da caatinga. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Investigar a qualidade da madeira do Nim como fonte energética.
Analisar a recuperação de áreas degradadas da caatinga.
Propor soluções possíveis e remediações para os possíveis problemas que as áreas de estudo sofrem.
METODOLOGIA
diferentes características: tamanho da árvore, diâmetro do tronco, capacidade de