ardósia
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária
Disciplina: Geologia
1º período
Professora:
Efigênia
Acadêmicos: Djoni Freiberg
Fabiana Da Rosa
Lílian Nunes
Mariana Klein Rezende
Rebeca Pereira
Rochas Sedimentares que Tornaram-se
Metamórficas
• ARDÓSIA
Rocha metamórfica: é um tipo de rocha derivado da metamorfose (transformação) de rochas magmáticas ou sedimentares que sofrem modificação em sua composição atômica, devido à influência das diferentes condições do ambiente em que estão inseridas em comparação aos locais onde foram originalmente formadas. Dessa maneira, origina-se uma nova rocha, com novas propriedades e outra composição mineral. Na maioria dos casos as rochas metamórficas formam-se a partir de outras rochas, que são submetidas a pressões intensas ou elevadas temperaturas.
As modificações das rochas dão origem a formação de novos tipos de minerais. É importante, lembrar que durante o metamorfismo, há apenas a diferença da temperatura e pressão original da rocha, não havendo aquecimento, caso isso ocorresse a rocha originada não seria metamórfica, e sim ígnea.
Principais influências para se transformar em Metamórficas:
• Temperatura, Clima, Pressão.
A ardósia é uma rocha metamórfica sílico-argilosa formada pela transformação da argila sob pressão e temperatura de baixo grau metamórfico, ela tem dureza média até podendo ser riscada com canivete. A principal característica da ardósia é a sua divisão em fatias finas ou camadas, geralmente é cinza ou preta até podendo ser rosa e verde devido aos minerais formados. Os minerais são biotita, quartzo, muscovita, grafita e perita. Devido à sua impermeabilidade, a ardósia é usada na construção de telhados, como pedra de pavimentação e mesmo como elemento decorativo. LEINZ, V. Geologia geral. 14. ed. São Paulo.
Nacional, 2003.
http://www.mundoeducacao.com/geografia/rochasmetamorficas.htm