arduino
Segundo McRoberts (2011,p.22), "O Arduino é o que chamamos de plataforma de computação física ou embarcada,ou seja, um sistema que pode interagir com seu ambiente por meio de hardware e software."
Graças a esta característica, sua aplicabilidade no mundo eletrônico é muito vasta, sendo possível o controle de uma série de dispositivos, os quais podemos citar: sensores, motores elétricos, LEDS, displays LCD, chaveamento de transistores, dentre outros.
O Arduino surgiu em 2005, na Itália, criado por um professor chamado Massimo Banzi, que desejava ensinar a seus alunos um pouco de eletrônica e programação de dispositivos. Como seus alunos eram de um curso de Design, ensiná-los eletrônica sem uma base construída não era uma tarefa simples. A inexistência de algo barato no mercado e que tivesse ferramentas poderosas, também dificultava as idéias de Massimo. Devido a esses fatores, o professor, com o auxílio de David Cuartielles, decidiram criar sua própria placa, com a ajuda do aluno do aluno de Massimo, David Mellis, que ficou responsável por criar a linguagem de programação do Arduino (BOEIRA, 2013). Assim, apareceu para o mundo uma das mais populares aplicações de eletrônica de hoje em dia e que tem se espalhado rapidamente pelo planeta.
O fato que mais chama atenção em relação ao Arduino é a liberdade dada ao usuário. Tanto o software quanto o hardware são livres, de modo que qualquer pessoa tenha acesso. Inclusive qualquer usuário pode desenvolver seu próprio Arduino, com a ressalva de que não use este mesmo nome em placa de circuito impresso.
Arduino uno características seguindo site oficial do produto (ARDUINO-1, 2013).
Microcontrolados: ATmega328
Tensão de operação: 5V
Tensão de entrada (recomendada): 7-12V
Tensão de entrada (limites): 6-20V
Pinos de entrada/saída digitais: 14 (6 podem fornecer saída PWM ( Modulação por largura de Pulso))
Pinos de entrada analogica: 6
Corrente DC por pino de E/S: 40 mAMemória Flash: 32KB
SRAM: 2KB