arduino
O Arduino foi construído com a finalidade de ser de fácil entendimento, com fácil programação de fácil aplicação, além de ser multiplataforma, podendo ser configurado em ambientes Linux,Mac OS e Windows.
O microcontrolador é uma plataforma de computação física: são sistemas digitais ligados a sensores e atuadores, que permitem construir sistemas que percebam a realidade e respondem com ações físicas. Ele é baseado em uma placa microcontrolada, com acessos de Entrada/Saıda (I/O), em que foi desenvolvida uma biblioteca de funções que simplifica a programação, por meio de uma sintaxe similar a das linguagens C e C++.
Ela é uma placa baseada no microcontrolador ATmega168 ou ATmega328. Possuindo 14 pinos de entrada/saída digital (dos quais 6 podem ser utilizados como saídas PWM), 6 entradas analógicas, um oscilador a cristal de 16 MHz, conexão USB, uma tomada de alimentação, um conector ICSP e um botão de reinicializarão (reset). Para utiliza-lo, basta conectá-lo a um computador com um cabo USB ou ligá-lo com um adaptador AC/DC ou a uma bateria.
Figura - Caracteristicas basica do arduino
1. 2 Alimentação do arduino
O Arduino pode ser alimentado pela conexão USB ou por qualquer fonte de alimentação externa. Podendo operar com uma alimentação externa de 6 a 20 V. Porém, se a alimentação for inferior a 7 V o pino 5 V pode fornecer menos de 5 V e a placa pode tornar-se instável. Se a alimentação for superior a 12 V o regulador de tensão pode superaquecer e avariar a placa.
Os pinos de alimentação são:
• Vin: entrada de alimentação para a placa Arduino quando uma fonte externa for utilizada. Você pode fornecer alimentação por este pino ou, se usar o conector de alimentação.
• 5V: A fonte de alimentação utilizada para o microcontrolador e para outros componentes da placa. Pode ser proveniente do pino Vin através de um regulador on-board.
• 3V3: alimentação de 3, 3 V fornecida pelo circuito integrado FTDI (controlador USB). A corrente máxima e de