arduino
Evandro Luís Brandão Gomes & Luís Antônio Tavares
Resumo—Este artigo aborda o uso da plataforma Arduino no desenvolvimento de uma solução para controle de sistemas industriais por meio da implementação de um servidor web no microcontrolador. O Arduino é acessado via interface de rede através de uma página web que centraliza o controle sobre várias placas localizadas dentro da planta industrial.
Palavras
chave—Arduino,
Automação
Industrial,
Microcontrolador, Servidor Web.
I. INTRODUÇÃO
A automação industrial passou por inúmeras transformações ao longo do tempo. A pneumática e a eletrônica são exemplos de tecnologias que ajudaram a automação a se desenvolver e evoluir. Um agente recente nesse processo são os microcontroladores. Atualmente é comum o uso de microcontroladores no controle de processos industriais. Um microcontrolador é um sistema microprocessado encapsulado em um único chip, com memórias, clock e periféricos mais limitados que um computador. O uso desses circuitos integrados não somente reduz custo da automação como também propicia mais flexibilidade[1]. Dentre as plataformas de desenvolvimento que utilizam microcontroladores, o Arduino tem ganhado um grande destaque.
Arduino trata-se de uma plataforma de prototipagem aberta baseada em hardware e software flexíveis e de fácil utilização[2]. O ambiente Arduino foi desenvolvido para ser fácil para iniciantes que não possuem experiência com desenvolvimento de software ou eletrônica[3].
Neste contexto, este artigo apresenta uma solução em controle de um processo industrial usando a arquitetura
Arduino. O protótipo desenvolvido será responsável por controlar e monitorar processos através de uma página web
(para internet). Esta página deverá estar localizada na mesma rede que os microcontroladores e, através da mesma, será possível enviar comandos para o servidor web implementado na placa