Arco voltaico
Resumo teórico
Inicialmente consultemos um dicionário (Aurélio, por exemplo):
Soldadura
1. Ato ou efeito de soldar; soldagem. 2. A parte por onde se soldou.
Solda
Substância metálica e fusível usada para ligar peças também metálicas.
1 - Solda autógena.
Solda de dois metais por fusão parcial deles, conseguida por meio do maçarico.
2 - Solda de bismuto.
A que se efetua com liga de bismuto, chumbo e estanho, de ponto de fusão muito baixo, usada na selagem dos extintores automáticos de incêndio.
3 - Solda de chumbo.
A que se efetua mediante liga de chumbo e estanho, de baixo ponto de fusão, relativamente mole, e pouco resistente.
4 - Solda de prata.
A que se efetua mediante liga de prata, zinco e cobre, e é muito dura e resistente.
5 - Solda elétrica.
A que se efetua pela ação de um arco elétrico.
Soldadura elétrica por resistência
O aquecimento mediante corrente elétrica é amplamente usado para a soldadura de metais. Normalmente se utiliza da corrente alternada (rede elétrica), a qual é bastante conveniente para a obtenção das intensas correntes necessárias ao processo. A técnica mais comum para a obtenção de tais correntes implica no uso de um transformador abaixador de tensão.
|[pic] |
A figura (a) mostra o princípio da soldadura de topo. As peças metálicas, a serem unidas pela soldadura elétrica, são postas em contato e se faz fluir por elas uma intensa corrente elétrica. A região da junção apresenta uma resistência elétrica muito maior que aquelas impostas pelas peças metálicas e, por isso, ali, a temperatura se eleva rapidamente até a temperatura de soldadura; forças de compressão são aplicadas para completar o processo.
Um método diferente, conhecido como soldadura por pontos, figura (b), é o mais empregado para soldar placas ou laminas metálicas. As folhas, sobrepostas, são apertas entre dois eletrodos de