archigram
1- O que foram os grupos Archigram e Metabolistas?
2- O que os aproximavam em termos ideológicos?
3- Cite pelo menos duas personalidades (arquitetos) expressivas de cada movimento bem como propostas (projetos) mais marcantes?
Respostas:
1- Os Archigram era um grupo inglês que começou a projetar imagens neofuturistas, o grupo tinham surpreendente afinidades com os metabolistas. O grupo teve uma abordagem leve e high tech nos seus projetos, entregou-se a formas irônicas de ficção cientifica, em vez de soluções que fossem projetadas ou passíveis de serem realizadas e apropriadas pela sociedade, estavam mais interessados no apelo sedutor do imaginário da era espacial, no caso “armagedônicos” de sobrevivência tecnológica. Eram fanáticos por cápsulas suspensas, não tinham nenhuma preocupação com conseqüências sociais e ecológicas em sua megaestruturas.
Pensaram também, em unidades autônomas projetadas para só uma pessoa ou casal.
Segundo Kenneth Frampton: “se alguma coisa estava destinada a reduzir a arquitetura ao nível das atividades de certas espécies de insetos e mamíferos, eram sem dúvida, essas células residenciais projetadas pelo Archigram”
Os metabolistas, reagindo às pressões da superpopulação de seu país, começaram, no final dos anos 50 a propor o desenvolvimento e adaptação de megaestruturas de encaixe, nos quais as células vivas seriam reduzidas a casulos pré-fabricados presos a enormes arranha- céus helicoidais.
2- Os Archigam e os Metabolistas tinham muita proximidade em seus projetos, muitas características eram parecidas, com concretos aparentes e um estilo high tech, além de serem grandes construções.
3- Nos Archigram pode-se destacar Walking City (1964), que foi projetada por Ron Herron a partir de 1963. Compunha-se de estruturas nômades, de formas zoomórficas, capazes de estar em qualquer lugar, atravessar mares e desertos e continham habitações, escritórios, setores comerciais, serviços públicos e privados, podendo