Educação de Jovens e Adultos no Campo
CURSO: PEDAGOGIA
PRISCILA BUENO CARVALHO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Profª SILVANA DE OLIVEIRA CORTADA
SÃO PAULO
2014
EJA EJA NO CAMPO
PRONERA
SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO
A pesquisa realizada teve como objetivo averiguar a aproximação existente entre a educação no campo e a educação de jovens e adultos (EJA), trabalhadores os quais em sua grande maioria tem este direito negado. Milhões de brasileiros vivem no campo e interior dos estados, onde encontra diariamente inúmeras dificuldades, tanto no âmbito financeiro quanto na desvantagem sociocultural, se tratando de escolaridade. A realidade da vida rural é notória tendo em vista a desigualdade de oportunidades, consequentemente o rendimento financeiro do trabalhador.
Embora a legislação exija a educação obrigatória às crianças a partir de seis anos, ampliando assim o período do ensino fundamental para nove anos, a população do campo, mal concluem os primeiros anos do ensino fundamental, pois enfrentam dificuldades e problemas relacionados às más condições das escolas, professores mal qualificados, mal remunerados, se deparando com o difícil acesso as instituições, dentre outras situações, levando às interrupções, abandono e reprovações na vida acadêmica.
Desta forma, com a grande demanda e diversidade dos povos, habitantes destas localidades, que não competem apenas a agricultores rurais, como também indivíduos habilitados de outras profissões, necessitam serem contemplados com a educação de jovens e adultos. O programa visa à integração do cidadão, com a contribuição de movimentos sociais e ONG’s, que tem como prioridade unir educação, trabalho e qualificação profissional, formando o sujeito crítico, conhecedor de seus direitos e atuante na sociedade. Assim alguns projetos ainda contam com