Arcelomital
Nos Séculos XIV a XVI o Ocidente vivia um período de grandes mudanças, sobre tudo a nível cultural e mental, pois estava a surgir uma nova visão do mundo e do próprio homem. O movimento renascentista nasceu na Itália em meados do século XIV devido, em parte, ao interesse despertado pelos elementos artísticos e culturais da Antigüidade Clássica, em um país onde a tradição Clássica estava ainda muito presente. Apesar da Itália não existir como Nação, a região italiana estava dividida e as cidades possuíam soberania. Na verdade o Movimento conhecido como Renascimento desenvolveu-se em algumas cidades italianas, principalmente aquelas ligadas ao comércio.
Desde o século XIII, com a reabertura do Mediterrâneo, o comércio de várias cidades italianas com o oriente intensificou-se, possibilitando importantes transformações, como a formação de uma camada burguesa enriquecida e que necessitava de reconhecimento social. O comércio comandado pela burguesia foi responsável pelo desenvolvimento urbano, e nesse sentido, responsável por um novo modelo de vida, com novas relações sociais onde os homens encontram-se mais próximos uns dos outros. Dessa forma podemos afirmar que a nova mentalidade da população urbana (Na época que era praticamente Rural) representa a essência dessas mudanças e possibilitará a Produção Renascentista.
Podemos considerar ainda como fatores que promoveram o renascimento italiano, a existência de diversas obras clássicas na região, assim como a influência dos "sábios bizantinos", homens oriundos principalmente de Constantinopla, conhecedores da língua grega e muitas vezes de obras clássicas.
2. Explique por que as cidades italianas da Renascença geraram ruptura decisiva dos padrões gastronômicos medievais?
Influenciados pelos Italianos, os franceses iniciaram a produção de geléias, compotas e cristalização de frutas, Aliado ao casamento de Henrique II com Catarina de Médici