comunicação e expressão
Capítulo 7
A PONTUAÇÃO E A ORDEM DOS ELEMENTOS NA FRASE
A relação da pontuação com a sintaxe
A sintaxe da língua portuguesa, depende principalmente da ordem dos elementos na frase.
A palavra discípulo ostenta, no português, marcas que especificam o gênero e o número. Já o suibstantivo latino traz marcas que identificam a função sintática que ele desempenha numa determinada frase. Ora, estando as funções sintáticas identificadas por essas terminações, a ordem em que as palavras se sucedem não vai interferir na compreensão do conteúdo. Escritores renascentistas ou neoclássicos brasileiros, tentaram manter português essa liberdade de posição dentro da frase, tornando a leitura extremamente difícil para o leitor moderno.
A ordem da frase em Camões
Camões submeteu a sintaxe do português às inversões que eram corriqueiras naquele idioma, tornando seu texto praticamente incompreensível para quem não dispuser de um pesado de notas explicativas. A tentativa de alguns clássicos - dentre os quais Camões - de utilizar na língua portuguesa as construções sintáticas do latim resultou em textos verdadeiramente imcompreensíveis, a não ser com o apoio de muitas notas explicativas e um bom conhecimento linguístico. O hino nacional é clássico e solene, e assim deve ser aceito e entendido. Porém, na vida profissional ninguém pode se dar ao luxo de exigir a mesma compreensão daquele que lÊ suas petições.
A ordem desejável
Em princípio, devemos começar a frase com um item que nosso leitor já conhece, para só depois acrescentar o que desejamos que ele fique sabendo sobre esse item. É o que chamavam de dado e novo. O que já é dado - um conhecimento compartilhado entre mim e o meu leitor - deve vir no início; a informação nova deve ficar no final da frase. O anúncio é feito para que o leitor sintonize esse tema; quando transmitirmos a informação esperada, o fato de já conhecer o tema vai permitir que