Arcangelo corelli
Arcangelo Corelli foi um violinista e compositor italiano de música barroca, que exerceu uma grande influência sobre seus contemporâneos e também à geração seguinte de compositores.
Ele é lembado por títulos como, "O primeiro grande violinista do mundo", e "Pai do Concerto Grosso".
O Concerto Grosso é um concerto onde um pequeno grupo de solistas se contrasta com uma orquestra. Em Corelli, o menor grupo é composto por dois violinos e um violoncelo, e o maior de uma orquestra de cordas.
Suas contribuições podem ser divididas de três formas, como violinista, compositor e professor. Foi a sua habilidade no violino e suas turnês extensas e muito populares em toda a Europa, que fez com que o instrumento ganhasse lugar de destaque na música.
A popularidade de Arcangelo Corelli como violinista foi tão boa quanto como compositor. Sua música foi executada por toda a Europa Apesar de seu repertório ser pequeno, incluindo os seis números de opus; É em seu concerto grosso de numero opus seis que alcançou seu pico criativo e também trabalhou com mais dedicação.
Apesar de Arcangelo Corelli não ter sido o inventor do Concerto Grosso, foi ele quem o popularizou, e escreveu a primeira grande composição para o modelo.
Suas composições são distinguidas por um belo fluxo de melodias e por um tratamento delicado do acompanhamento, que ele mesmo diz ter libertado das rigorosas regras do contraponto. Arcangelo Corelli foi o primeiro compositor especializado em música instrumental a se tornar reconhecido como "clássico".
Bibliografia
Corelli, his Life and Work, English translation H.E.M. Russell (New York,