arcadismo
Arcadismo é um movimento literário inspirado em uma lendária região da Grécia Antiga, a Arcádia, que segundo as lendas era dominada pelo des Pan e habitada por pastores, que viviam de modo simples e espontâneo, se divertindo com músicas e disputas poéticas celebrando o amor e o prazer.
Esse movimento procurou combater o Barroco demonstrando o desprezo pela vida urbana, demonstrar o gosto pela paisagem campestre, tendo a presença de elementos da cultura greco-latina, o ideal de uma vida simples integrada à natureza, o equilíbrio espiritual, o racionalismo, o antropocentrismo, o paganismo, a idealização amorosa, o pastoralismo ou bucolismo, a presença de idéias iluministas e os lemas carpe diem (aproveite o dia) e aurea mediocritas (vida medíocre materialmente, mas rica em realizações espirituais).
Quanto à forma de escrita, apresenta o vocabulário simples, gosto por sonetos e decassílabos, gosto pela ordem direta e ausência de figuras de linguagem.
Esse movimento foi a expressão artística da burguesia e entre os autores mais importantes desse período estão: Bocage e Filinto Elísio (Portugal) e Claúdio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Silva Avarenga e Basílio da Gama (Brasil).
DEDICATORIA
Nós agradecemos a professora Eunice pela inspiração deste trabalho, pela ajuda e emprenho para com a turma. Agradecemos-nos entre nós mesmo colaboradores deste trabalho.Pela elaboração do trabalho
Epígrafe “Que te fiz eu, pastor ? em que condenas Minha sincera fé, meu amor puro? “
Ou já sobre o cajado te reclines,Venturoso pastor, ou já tomandoPara a serra, onde as cabras vais chamando,A fugir os meus ais te determines.Lá te quero seguir, onde examines Mais vivamente um coração tão brando; Que gosta só de ouvir-te, ainda quando Mais sem razão me acuses, mais crimines.Que te fiz eu, pastor ? em que condenas Minha sincera fé, meu amor puro? As provas, que te dei, serão pequenas?Queres ver, que esse monte áspero, e duroSabe, que és causa tu