Arapiraca
Futura Metrópole
Segundo a Revista veja, Arapiraca é uma das 22 metrópoles do futuro. A reportagem, publicada em agosto de 2010, destaca o crescimento alcançado pelo município nos últimos anos, a exemplo de diversos aspectos do desenvolvimento econômico e social. Além disso, o município é o décimo município mais dinâmico do país e o segundo que mais cresce no Nordeste.
De acordo com dados do IBGE o município apresenta um PIB de 1,881,363 00 mil reais (2010).
Atualmente há uma profusão de projetos no campo da urbanização pública (moradia e vias públicas) e do mercado imobiliário (conjuntos residenciais de casas e de apartamentos). O campo da educação está em franco crescimento, com duas universidades públicas, UNEAL e UFAL, além de várias faculdades privadas. Feiras Livre de Arapiraca
As feiras livres de Arapiraca são reconhecidas regionalmente como pólos culturais, que servem de inspiração para grandes nomes da música (sanfoneiros, emboladores, repentistas), poesia, teatro, dança, literatura de cordel, espalhados por diferentes pontos do país. Como exemplo de maestria no cenário cultural da feira, temos a figura de Hermeto Pascoal, natural de Lagoa da Canoa, que buscou nos sons da feira livre tradicional de Arapiraca, inspiração para sua formação musical reconhecida em todo o mundo.
A Feira Livre de Arapiraca, cuja origem remonta ao ano de 1884, representa uma expressão viva e espontânea da cultura popular genuinamente nordestina, sendo a manifestação cultural mais antiga e de maior importância de toda a região.