Aracnídeos
Secretária da Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Componente Curricular: PCII – Biologia
Sumário
Introdução
03
Aracnídeos
04
Ordem Araneae
05
Ordem Scorpionida
09
Ordem Acarina
09
Ordem Opiliones
Ordem Ricinulei
10
12
Anexos
13
Conclusão
19
Referências Bibliográficas
20
Introdução Dentro do estudo dos invertebrados, possuí a classe Arachnida, representados pelos aracnídeos que são artrópodes tipicamente terrestres, e esta dividi-se entre diversas ordens, tendo como as principais: araneae (aranhas), scorpionida (escorpiões), acarina (ácaros e carrapatos), opiliones (opiliões) e ricinulei (ricinuleídeos). Com base no aspecto do corpo, ou seja, a morfologia externa, tais como: a presença de um par de quelíceras e de pedipalpos que permitem classifica-los dentro desta classe, na qual explicaremos detalhadamente no desenvolvimento. A construção do trabalho foi feita a partir de livros de Zoologia dos Invertebrados, sites sobre o assunto, além de um artigo que foi encontrado também na internet. A montagem foi feita de forma clara, com o objetivo de mostrar de maneira concisa o conteúdo. A escolha do assunto partiu visando à afinidade da dupla com o tema, assim facilitando o entendimento e pesquisa do mesmo.
,
ARACNÍDEOS
Os aracnídeos, pertencenetes a uma classe do filo dos artrópodes, tem como representantes aranhas, carrapatos, ácaros, opiliões e escorpiões, onde são compreendidas mais de sessenta mil espécies. O nome desta classe origina-se na figura da mitologia grega Arachne, onde quase todas as espécies são animais terrestres.
Morfologia externa Os aracnídeos possuem: quatro pares de patas; não possuem mandíbulas e nem antenas; o corpo é dividido em cefalotórax e abdômen; é composto por um par de