adimin
A comunicação deficiente é provavelmente principal fonte de conflitos interpessoais. Estudos feitos com analistas de recrutamento e seleção revelaram que quase sempre as habilidades de comunicação encontram-se entre as mais importantes características de um candidato ideal. Nenhum indivíduo, grupo ou organização podem existir sem a transferência de significados entre seus membros. Apenas por meio dela as informações e ideias podem ser transmitidas. A comunicação é mais do que transmitir um significado: esse significado deve ser compreendido também. A comunicação precisa incluir a transferência e a compreensão do significado. Nenhuma ideia é útil se não for transmitida e compreendida.
- Funções A comunicação trem quatro funções básicas: Controle, Motivação, Expressão emocional e Informação.
Controle: As organizações possuem hierarquias e orientações. Quando estes são informados que devem, comunicar qualquer problema de trabalho primeiro a seu superior imediato, seguir suas instruções de trabalho, a comunicação está desempenhando uma função de controle. A comunicação informal também controla o comportamento. Quando um grupo de trabalho hostiliza um membro que está produzindo demais, esse indivíduos estão se comunicando informalmente e controlando o comportamento do colega.
Motivação: A comunicação a facilita. Dizendo o que deve ser feito, qual a qualidade de seu desempenho e como melhorá-lo se estiver abaixo do esperado. O estabelecimento de metas específicas, o feedback do progresso em relação a elas e a recompensa pelo comportamento desejável estimulam a motivação e requerem comunicação.
Expressão Emocional: Para alguns funcionários, o grupo de trabalho em que está inserido é a fonte primária de interação social, suas frustrações e frustrações. Isso possibilita a expressão emocional de sentimentos e a satisfação de necessidades sociais.