Aquipamentos de proteção para cada função
Obra: Escola Jordão Emerenciano – Ensino médio / Data: 08/04/2013
Endereço: Av. UR 2/ bairro: Ibúra - Recife-PE
Considerando que foi feito um levantamento de risco na obra Jordão Emerenciano, onde pela qual foram encontradas irregularidades em relação á proteção individual e coletiva do trabalhador, venho aqui comunicar que a empresa esta seguindo a risca os requisitos pela qual foi citada na inspeção, que foi feita no dia 07/01/2013, tais como:
Canteiro de Obras:
• Vergalhões expostos: os mesmos já foram reparados, estando assim protegidos com um pequeno protetor plástico para cada vergalhão. 18.8.5. É proibida a existência de pontas verticais de vergalhões de aço desprotegidas. ''.
• Bebedouro: A empresa disponibilizou um bebedouro com dois jatos inclinados atendendo assim a norma, porém a empresa deve comprar copos deste tipo caneca (fornecido nas escolas). Os mesmos são individuais e atende a norma, além de serem econômicos, pois não teriam que comprar os descartáveis. Lembrando que para isso, a empresa deverá fazer um armário só para os copos, próximo dos bebedouros, mesmo tendo o jato inclinado os trabalhadores ainda depõem de copos coletivos, estando expostos aos riscos biológicos, podendo causar danos a saúde do trabalhador. 18.4.2.11.4 É obrigatório o fornecimento de água potável filtrada e fresca, para os trabalhadores por meio de bebedouro de jato inclinado ou outro dispositivo equivalente. Sendo proibido o uso de copos coletivos.
• Cinto de segurança: A empresa SBM providenciou alguns cintos de segurança, mesmo assim os trabalhadores ainda dispõem de cinto de segurança com talabartes danificados e com falhas, lembrando que os talabartes devem ser de fita, e não de corda. Elas já estão sendo descartadas pelos Auditores fiscais. 18. É obrigatório uso do cinto de segurança, tipo pára-quedista com duplo talabarte para todo serviço em altura.