Aquecimento global
Mateus Duarte
Causa do aquecimento global: antropogénica versus natural
Resumo:
As controvérsias sobre as possíveis causas e efeitos do aquecimento global ainda são pouco divulgadas, mas não podem ser ignoradas. As previsões sobre a intensidade do aquecimento global bem como sobre suas causas e consequências, envolvem questões complexas sobre as quais a própria comunidade científica ainda não chegou a um consenso. O objetivo deste trabalho é discutir os diversos pontos de vista e interesses de uma situação-problema, como é o aquecimento global, não responsabilizando simplesmente a ação humana durante sua breve história na Terra, nem a ciclicidade climática do planeta, mas trazer informações importantes sobre o tema, auxiliando na formação de uma opinião com base em resultados científicos. Conclui-se que há necessidade de aumentar as pesquisas sobre os diversos fatores que causam as flutuações e mudanças climáticas, estabelecendo comparações das características do presente aquecimento em relação às características dos paleoaquecimentos.
Pontos chaves:
Introdução:
O aquecimento global é provocado por fatores internos e externos.
Os fatores internos são complexos e estão associados a sistemas climáticos caóticos não lineares devido a variáveis como a atividade solar, a composição físico-química atmosférica, tectonismo e vulcanismo.
Fatores externos são antropogénicos e relacionados a emissões de gases-estufa como queima de combustíveis fósseis, principalmente o carvão e derivados de petróleo.
Desenvolvimento:
Gases responsáveis pelo efeito e estufa são, o vapor de água, CFC, O3, CH4, N2O e o CO2.
Os gases responsáveis absorvem a radiação infravermelha e irradiam por sua vez parte a energia de volta para a superfície. Como resultado a superfície cerca do dobro de energia da atmosfera em comparação com a energia recebida do Sol, resultando em um aquecimento da superfície terrestre.
O principal gás pelo efeito e estufa é o vapor