Aquecimento Global
Aquecimento global é o aumento da temperatura do planeta, causado pelo acúmulo, em grande quantidade, de gases poluentes na atmosfera, acarretando uma maior retenção da irradiação do calor solar da superfície terrestre.
Os gases lançados na atmosfera, principalmente o “gás carbônico ou dióxido de carbono”, o “metano”, os ”clorofluorcarbonos” (CFCs) e o “óxido de nitrato”, lançados pelos automóveis, pelas fábricas, pelas termelétricas, por centrais de aquecimento ou refrigeração etc., são os responsáveis por formar uma camada que funciona como um cobertor em torno do planeta impedindo que a radiação solar, refletida pela superfície da Terra, em forma de calor, se dissipe no espaço.
O aquecimento global, segundo os pesquisadores, é o responsável pelo derretimento das calotas polares. O “Ártico e a Antártica” são o termômetro das alterações ocorridas no clima. Os polos, devido a suas baixas temperaturas, ajudam a manter o clima global ameno, alimentando as correntes marítimas, resfriando as massas de ar e devolvendo ao espaço a maior parte da energia solar que recebem, graças a suas vastas superfícies brancas. As alterações nos ambientes polares podem quebrar o equilíbrio do planeta, acentuando manifestações climáticas extensas, como tempestades, ondas de calor e secas.
Quais são as causas do aquecimento global?
Apesar de alguns cientistas acreditarem que o aquecimento global acontece graças a causas naturais, a grande maioria afirma que é resultado do acúmulo de gases poluentes na atmosfera, provocando o efeito estufa.
O efeito estufa é um fenômeno natural e fundamental, que garante as condições de temperatura e clima necessários para a existência de vida na Terra, que consiste na retenção de calor irradiado na superfície terrestre, pelas partículas de gases e de água em suspensão na atmosfera, garantindo a manutenção do equilíbrio térmico do planeta e, portanto, a sobrevivência das espécies vegetais e animais.
O efeito estufa que