aquecimento global
Artigo 225 - “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Constituição da República Federativa do Brasil (1988).
2. Vigiando a Qualidade do Ar e o Aquecimento Global nível de poluição atmosférica é medido pela quantidade de substâncias poluentes presentes no ar. Todo o efeito causado por poluentes depende da concentração presente na atmosfera, do tempo de exposição do indivíduo e da sensibilidade de cada pessoa.
A poluição atmosférica afeta o sistema respiratório, provoca e agrava diversas doenças crônicas: asma, bronquite, alergias, irritação nos olhos, tosse, coceira na garganta, infecções pulmonares, enfisema pulmonar, doenças cardí- acas e câncer nos pulmões.
Os poluentes causam, também, danos à vegetação como destruição das folhas das plantas pela deposição de SO2 (dióxido de enxofre), pelaschuvas ácidas ou pelo ozônio. Pode ocorrer, ainda, a acidificação dos solos, que reduz nutrientes e produtividade, tornando-os mais sensíveis à ocorrência de pragas e doenças.
Abrasão, reações químicas, diretas ou indiretas e corrosão são outros danos materiais decorrentes desses poluentes.
A emissão de odores pode provocar graves danos físicos e psicológicos em função da localização das fontes de poluição, da maior ou menor proximidade com a comunidade.
A Terra é protegida por uma camada de gases que impede que o calor dos raios solares absorvido se disperse totalmente, mantendo estável a temperatura no planeta. Graças a esse fenômeno natural chamado efeito estufa, a vida é possível na Terra. Entretanto, essa camada natural de gases vem sendo aumentada pelo uso e produção de energia, em decorrência de atividades humanas, especialmente de derivados de petróleo (como gasolina e diesel), as queimadas e o