Aquecimento Global - Mito?
O segundo fator para explicar isso, é que a calota polar recebe mais calor do oceano, derretendo o gelo embaixo d’água. A água esquenta porque, na medida que a cobertura de gelo branco diminui no polo, mais superfície escura de oceano fica exposta. Essa superfície absorve mais calor do Sol no verão, esquentando a água do mar e derretendo o gelo submerso.
O Terceiro fator para o derretimento, é que a calota pode estar se deslocando. Esse deslocamento começou no início dos anos 90. Na medida que a calota se desloca, ano após ano, ele vai formando o gelo mais fino e frágil.
Em resumo, o Ártico está diminuindo por uma combinação de três fatores: o aumento nos gases de efeito estufa da atmosfera, os feed-backs positivos que aumentam o derretimento e ainda uma oscilação natural no padrão de ventos.
E isso também pode resultar na extinção dos ursos polares até a metade do século.
O derretimento do gelo ártico permitiram acesso a partes do Oceano Ártico e do fundo do mar que estiveram bloqueadas por séculos. Como conseqüência, vários países estão tentando se apoderar de partes do Ártico abertas na esperança de alcançar algumas das reservas de petróleo e de gás natural enterradas no fundo do mar.
Se as consequências ambientais não sensibilizam, o peso no bolso pode ter um grande impacto sobre a conservação do Ártico.
O preço do derretimento de gelo,