Apóstolo joão
I. O apóstolo João
João (do hebraico Yehôjânân, “Yahweh tem sido gracioso”) deve ter nascido por volta do ano 10 d.C., enquanto o grande Augusto, primeiro imperador romano, ainda ocupava o trono. Era oriundo de família devota aos princípios divinos e materialmente próspera (Mc 1: 19-20), pois é bem provável que Zebedeu tivesse uma flotilha de barcos de pesca e vários empregados (Mc 1:20). Era filho de pai dedicado, Zebedeu (Mt 4:21), e de Salomé (Mc 16:1; Mt 27:56), mãe super protetora e que auxiliava a pregação do Evangelho de Cristo (Lc 8:3; Mc 15:40-41). Após seu desastroso pedido a Jesus (Mt 20:20-21), para que Ele favorecesse seus filhos dando-lhes lugar de destaque no Seu reino, ela mudou de postura ao observar o Messias (Mt 27:56).
João era pescador de profissão e vivia em Cafarnaum. Há indícios de que ele tenha sido primo de Jesus pois Salomé é identificada por alguns como sendo irmã de Maria, a mãe de Jesus, conforme João 19:25 (Cf. Mt 27:56, 61; Mc 15:40, 47). É um raciocínio incerto, porém não menos provável.
Após o batismo de Jesus, novamente ao se encontrar com Ele, João Batista afirmou ser Cristo “o Cordeiro de Deus” (Jo 1:29). Ali estava um ouvinte atento, João (Jo 1:37), que havia tirado uns dias de folga de seu trabalho de pescador para apreciar as pregações do profeta no deserto. Então, deparou-se com a declaração do profeta de que Jesus era o esperado Cordeiro. Ele teve a certeza de que Jesus era o Messias esperado. A partir daí, João passou a seguir Jesus com André, o irmão de Simão. João estava entre os dois “primeiros discípulo de Jesus.” Seu chamado é mais claramente descrito em Marcos 1:19-20. Depois, de acompanhar todo o ministério de Jesus, João se tornou um dos grandes líderes da igreja primitiva.
Ele estava entre os 120 crentes que foram alcançados pelo Espírito Santo no Pentecostes (At 2:1-4). Pode-se perceber que o apóstolo assumiu um importante papel de liderança na igreja, que