APTS MOVIMENTOS PENDENTE
Além disso, são discutidas as categorias analíticas mais debatidas na atualidade - rede e mobilização social - com seus vários paradigmas teóricos, sem, contudo, considerá-las substitutas da categoria movimentos sociais.
Segundo a autora o objetivo do livro, não é a tarefa de catalogar os movimentos sociais da atualidade, mas apresentar uma "foto" recente do universo social das ações coletivas condensadas em movimentos sociais e em redes de mobilizações.
Para tanto, coube à autora, em um primeiro momento, recuperar a conjuntura social através das categorias analíticas que se destacam no debate da sociologia dos movimentos sociais no Brasil e na América Latina. O desdobramento está assentado a partir das experiências históricas recentes dos movimentos sociais (campesino-indígenas, étnicos, insurgentes): eles não são, segundo as palavras da autora, "apenas reativos", mobilizados tão somente por necessidades, mas igualmente exercem uma "reflexão sobre sua própria existência", incorporando, em medidas crescentes, um campo de temáticas amplas que perpassa a totalidade das instâncias reguladores da vida social. As ações coletivas atuais, para a autora, seriam expressões concretas de ressiginificação do ideário iluminista, ancorado nos pilares da igualdade, fraternidade e liberdade: "a igualdade é ressignificada com a tematização da