Linux, entendendo o sistema
Entendendo o Sistema
Carlos E. Morimoto
Muita gente usa Windows sem utilizar nada muito além das funções básicas. Da mesma forma, muita gente usa Linux sem entender como o sistema funciona, sem saber como resolver problemas comuns e sem usar mais do que alguns dos programas pré-instalados.
Até certo ponto, é mais difícil ensinar Linux, pois existem muitas distribuições diferentes, com conjuntos diferentes de programas e utilitários de configuração. Existem também as diferenças entre o KDE e o Gnome e as diferenças na instalação dos programas, só para citar alguns fatores.
Mas, na minha opinião, não existe sistema difícil, existem livros e tutoriais mal escritos ;). Este é um livro dedicado a mostrar como o Linux funciona, que explica as diferenças entre as principais distribuições e se aprofunda em duas delas: O Kurumin e o Ubuntu. A maior parte das dicas também se aplicam ao Debian e a outras distribuições derivadas dele, dando-lhe uma boa base para utilizar também outras distribuições.
Normalmente, os usuários Linux acabam adquirindo também conhecimentos sobre hardware, fundamentos sobre programação e outras áreas relacionadas. Isso acontece pois tradicionalmente as distribuições Linux sempre foram mais complicadas de usar, obrigando quem usa a resolver mais problemas e desenvolver mais habilidades.
Hoje em dia isso não é mais correto em todos os casos. Já existem distribuições muito fáceis de usar, embora distribuições "difíceis" como o Debian (puro) e o Slackware ainda continuem bastante usadas. O caminho natural é começar usando o Kurumin, Slax, Knoppix ou outro live-CD e, a partir de um certo ponto, começar a testar as distribuições mais tradicionais.
Um usuário Linux avançado conhece diversos programas e sabe trabalhar em diversas distribuições diferentes. Apesar de existirem muitas diferenças entre elas, os componentes do sistema continuam fundamentalmente os mesmos. Por isso, conhecendo as diferenças gerais, é possível