Aptidão fisica
SAÚDE
INTRODUÇÃO
Aptidão física é a capacidade de executar tarefas diárias com vigor e vivacidade, sem fadiga excessiva e com ampla energia para enfrentar emergências imprevistas.
Uma das duas vertentes da aptidão física está associada à saúde, que é a qual irei falar neste trabalho.
RELAÇÃO: APTIDÃO FÍSICA & SAÚDE
1. Resistência cardiorrespiratória;
2. Composição corporal;
3. Flexibilidade;
4. Força;
5. Resistência muscular localizada.
6. Nutrição/Alimentação
1. RESISTÊNCIA RESPIRATÓRIA
A resistência cardiorrespiratória, a componente mais importante da aptidão relacionada à saúde, é a capacidade de continuar ou persistir em tarefas prolongadas que envolvem grandes grupos musculares. É uma capacidade dos sistemas circulatório e respiratório para se ajustar e se recuperar dos esforços do corpo em exercício.
2. COMPOSIÇÃO CORPORAL
A composição corporal tem dois componentes: massa gorda (gordura) e massa magra (músculos, ossos, água); e pode ser avaliada calculando a percentagem de gordura.
Para os homens, os níveis de gordura estão óptimos quando a percentagem de gordura estiver abaixo de 15%, e são considerados obesos quando esta percentagem estiver acima de 25%.
Para as mulheres, a percentagem de gordura abaixo de 20% estará óptima e acima dos 33% é considerada obesidade.
3. FLEXIBILIDADE
Flexibilidade é a capacidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem o risco de provocar lesão. Quanto menor a flexibilidade de um músculo pior é a sua qualidade de contração. Para treinar a flexibilidade deverão ser realizados exercícios de alongamento que mobilizem todas as grandes articulações, com destaque para o tronco, membros superiores e inferiores.
Flexibilidade é também a capacidade inteletual denotativa de variabilidade de