Apt FSI Aula 01
Olá! É quase certo que você já tenha alguma experiência com um sistema de informações em sua vida, como por exemplo, um sistema de informações bancário ou um sistema de telefonia.
Mas, neste momento, antes de iniciar o estudo, você saberia conceituar o que é um sistema? Você saberia dizer o que compõe um sistema de informações? Ou ainda, responder quando um sistema pode ser considerado bem-sucedido? Nesta unidade apresentaremos de modo organizado os conceitos que fundamentam os sistemas de informação para que mais adiante você possa aprofundar sua visão sobre o tema. Você deverá também obter as respostas para as questões acima apresentadas.
Siga em frente!
SEÇÃO 1 – O que é um sistema?
A teoria geral dos sistemas foi formulada pelo biólogo alemão
Ludwig Von Bertalanffy no início da década de 1930, mas foi publicada apenas em 1968. A partir de sua formulação diversos outros autores desenvolveram o tema e a Teoria dos Sistemas é hoje uma formulação teórica que atende às mais diversas ciências. Veja como ele definiu sistema:
Um sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interação [3].
14
Fundamentos para sistemas de informação
Observe as outras definições de sistema a seguir:
“sistema é um conjunto de partes coordenadas, que concorrem para a realização de um conjunto de objetivos” [9];
“sistema é um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo” [4];
“sistema é um conjunto de componentes e processos que visam transformar determinadas entradas em saídas” [24].
Esses conceitos são bastante abrangentes e podem ser aplicados a inúmeras situações do mundo real. São úteis e genéricos o bastante para definir sistemas orgânicos, sociais, econômicos, políticos, matemáticos, físicos e outros.
Assim, pode-se chamar tanto um organismo vivo, como uma fábrica, um modelo matemático ou um programa de computador de sistema, afinal todos são compostos