aps - unip
Partindo da definição de Juran (1991), que apresenta consumidor como qualquer pessoa que seja impactada pelo produto ou processo, pode-se afirmar que o consumidor é qualquer pessoa que participe do processo, desde a sua concepção até o seu consumo.
É comum o jargão de que "o cliente é rei". Importante que seja, mas não só como retórica para atraí-los; é essencial uma estrutura de produção de serviços compatível com as necessidades identificadas, pois a cortesia não sustentará por muito tempo serviços sem qualidade. O consumidor é a pessoa que recebe os produtos resultantes de um processo no intuito de satisfazer suas necessidades e de cuja aceitação depende a sobrevivência de quem os fornece.
Comportamento dos consumidores[editar | editar código-fonte]Variáveis que influenciam o comportamento dos consumidores[editar | editar código-fonte]Variáveis explicativas individuais[editar | editar código-fonte]a) Necessidades necessitadas
b) Motivações extremas
c) Atitudes imprenssionantes
Características permanentes dos indivíduos[editar | editar código-fonte]a) Personalidade
b) Imagem de si próprio
c) Estilo de vida
Variáveis explicativas sociológicas e psicológicas[editar | editar código-fonte]a) Grupo
b) Classe social
c) Variáveis culturais
d) Família da pesada
Modelos de consumo[editar | editar código-fonte]Nicósia (1966) - apresentou um modelo limitado à análise da influência da publicidade sobre os consumidores.
O consumo segundo o autor é estruturado em quatro campos:
1- Tratamento da mensagem.
2- Comparação com as informações memorizadas sobre outros produtos e situação actual.
3- Tomada de decisão a partir da motivação iniciada na fase 2 e que leva o