ECTT
Departamento de Letras
Estudos Culturais – Temas Transversais
Professora Letícia Ribas Diefenthaeler Bohn
Acadêmicos Norberto Cezar Corrêa Júnior
Thaynara Nardes
Suelen Bittencourt
Análise do PPP – Projeto Político Pedagógico com base no texto Condições Culturais da Educação
Joinville – SC
2014
O Projeto Político Pedagógico ou PPP como muitos chamam, é um instrumento que reflete a proposta educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos.
O PPP deve possibilitar aos membros da escola, uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções, estabelecendo as responsabilidades de todos.
A presença do debate democrático possibilita a produção de critérios coletivos no seu processo de elaboração, assimilando significados comuns aos diferentes agentes educacionais e colaborando com a identificação desses com o trabalho desenvolvido na escola, como podemos identificar dentro do trecho a seguir: “Esse projeto pedagógico, nas suas incessantes idas e vindas, não tem conseguido recolher as demandas societárias legitimas, [...] Na educação brasileira a ênfase tecnológica tem sido contemporânea do enfraquecimento cultural.
É baseado na construção de parcerias com a comunidade que mostramos o êxito de qualquer projeto educacional que tem como meta o desenvolvimento da cidadania e a construção da identidade da escola.
A educação como direito civil, e a cultura como energia transformadora, uma vez que em regime de parceria, ampla, geral e irrestrita, poderão levar a bom termo esse programa recuperador: o programa da educação cultural e é através desse direito civil democrático apontados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 que podemos encontrar o aporte legal da escola na elaboração