APS - unip 2015
O presente trabalho tem como o principal objetivo abordar o ambiente contextual, estratégia e estágio do desenvolvimento da empresa como determinante da estrutura organizacional, analisando pontos teóricos e sua aplicação na organização entendendo todas as suas necessidades e aplicando pontos de melhorias de acordo com todas as analises feita através desse estudo, tendo como base a empresa Saint-Gobain Canalização LTDA.
2 Estudo de caso.
2.1 Perfil da Organização
2.1.1 Apresentação da Empresa
Tudo começa em 1914 quando os investidores Dimitri Sensaud de Lavaud e Fernando Arens Jr criaram o processo de centrifugação em uma modesta oficina em Santos-SP. Com isso é fundada no bairro de Moema-SP a Companhia Brasileira de Metalurgia para a fabricação de tubos de ferro fundido através do processo de centrifugação patenteado no Rio de Janeiro como “Processo Sesaud-Arens”. Na década de 30, Fernando Arens Jr vende para Baldomero Bárbara (Fundador da Companhia Mineira de Metalurgia em 1920) sua parte na Companhia, criada ao lado de Dimitri. Surge então a fusão das duas companhias que origina a Companhia Metalurgica Barbará onde no ano 2000 passa a se denominar Saint- Gobain Canalização LTDA e os produtos por ela comercializados passam a ostentar a marca mundial PAM, característica de todas as demais empresas da Divisão de canalizações do Grupo Saint-Gobain.
A Saint-Gobain Canalização LTDA é uma empresa privada, sua atividade principal é fabricação e comercialização de materiais na linha de saneamento, como, tubos, conexões, válvulas, tampões e etc.
A Saint- Gobain Canalização é de médio porte, segundo os critérios do BNDES.
2.1.2 Força de Trabalho
A Saint- Gobain Canalização é composta por pelo menos 500 funcionários. Dez por cento desses funcionários estão ocupando o cargo de chefia ou gerenciais, e mais de setenta por cento possuem um nível superior de escolaridade, os outros trinta por cento trata-se de estagiários cursando níveis superiores e