aps unip 1 semestre
ENGENHARIA CIVIL
APS
“Atividades Práticas Supervisionadas”
1º semestre – 2013
TALES DE MILETO.
Izabella E. Morelli de Carvalho – B64513-0. EC1P14
Diego Galego da Silva – B822EH-4. EC1Q14
Victor Hugo Zanatta – B80BJF-4. EC1Q14
Andre Canossa – B70058-0. EC1R14
Biografia;
Tales de Mileto (624 a.C – 558 a.C) foi um filósofo grego. Considerado o primeiro de todos os filósofos. Nasceu em Mileto, atual país da Turquia e possui origens familiares na Fenícia.
Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi fundador da escola Jônica.
Tales inaugurou na filosofia a corrente dos pensadores “físicos”: filósofos que buscavam entender e explicar a origem da physis — palavra grega traduzida como natureza, mas cujo significado engloba também a ideia de origem, movimento e transformação de todas as coisas.
Tales foi o primeiro a explicar o eclipse solar, ao verificar que a Lua é iluminada por esse astro. Segundo Heródoto, ele teria previsto um eclipse solar em 585 a.C. Segundo Aristóteles, tal feito marca o momento em que começa a filosofia. Os astrônomos modernos calculam que esse eclipse se apresentou em 28 de Maio do ano mencionado por Heródoto.
Foi considerado o precursor do pensamento filosófico por que pensou a matéria de maneira diferente de como era pensada antes, com inferências divinas e invocações a deuses superiores. Ele acreditava que a coisa material sofria transformações ao longo do tempo. Com isso, o filósofo inaugurou o método de observação e especulação diferente das explicações teológicas e religiosas para todas as coisas, em vigor na época. Aristóteles o considerava como o primeiro filósofo.
Segundo alguns historiadores, Tales foi comerciante, o que lhe rendeu recursos suficientes para dedicar-se a suas pesquisas. Tales provavelmente viajou para o Egito e a Babilônia, entrando em contato com astrônomos e matemáticos. Depois de