Aps teorias administrativas
São inúmeras as contribuições das teorias estudadas na administração moderna das empresas. As teorias da Administração que mais se aplicam na empresa Total Performance, são: Teoria da Administração Cientifica, Teoria Clássica, Modelo Burocrático e Teoria das Relações Humanas. A seguir serão descritas e detalhadas as principais características de cada teoria, como e onde se aplicam na empresa.
Teoria da Administração Cientifica
Surgiu durante a Revolução Industrial e teve como base a divisão do trabalho, a especialização do trabalhador, a padronização das tarefas, a gratificação no salário, entre outros.
Acreditava-se que quanto maior a gratificação salarial maior a produção, observou-se também à influência do ambiente no aumento da produção, como a melhora da ventilação e iluminação. Com a especialização do trabalhador também surgiu à especialização do elemento supervisor.
Dentre as críticas a essa teoria há o fato de não levar em consideração as relações humanas, de forma a tratar o ser humano como parte da engrenagem, pesquisas posteriores comprovaram que a especialização do trabalhador não é compatível com o aumento da produção.
Origens da ORT Foi nos primórdios da administração científica que surgiu a Organização Racional do Trabalho, O R T quando Taylor observou os operários aprendendo uns com os outros através da observação. Descobriu que esse costume natural entre os operários, desenvolvia diferentes métodos de execução da mesma tarefa, variando instrumentos e ferramentas para a mesma operação. A partir dessas constatações, Taylor criou a Organização Racional do Trabalho, substituindo métodos empíricos e rudimentares por métodos científicos. Tem-se então os fundamentos da ORT, que são:
1) Análise dos “tempos e movimentos”;
2) Estudo da fadiga humana;
3) Divisão do trabalho e especialização, reduzindo o trabalho a uma única tarefa, ou a tarefas simples;
4) Desenho de cargos e tarefas;
5) Incentivos salariais e