APS REED atualizada
Montar e apresentar um motor elétrico que seja movido por repulsão eletromagnética, utilizando um interruptor magnético (reed switch).
2. O REED SWITCH
O reed switch é um interruptor magnético, ele contém duas lâminas flexíveis de um material ferromagnético, que são seladas hermeticamente dentro de uma capsula de vidro que para evitar oxidação é preenchida com gás inerte. As lâminas estão sobrepostas separadas por um pequeno espaço e as partes que entraram em contato são revestidas com um metal nobre (ródio ou rutênio), proporcionando uma característica elétrica melhor, mais estável e com mais longevidade.
2.1 FUNCIONAMENTO DO REED SWITCH
Sendo feitas de material ferromagnético, ao ser aplicado um campo magnético permanente como, por exemplo, um imã ou uma bobina, as laminas flexíveis sofrem uma indução magnética fazendo com que as mesmas se unam, fechando o circuito da qual pertencem, ao se afastar o campo magnético as laminas voltam para suas posições originais, reabrindo o contato do circuito.
2.2 APLICAÇÕES DO REED SWITCH
Para a utilização correta do reed switch, obtendo-se seu acionamento não basta aproximar um imã permanente de qualquer maneira ou usar uma bobina com qualquer formato. O campo magnético usado no acionamento de um reed switch deve ter uma determinada orientação. Isso é importante para que seja obtida a máxima força de aproximação das lâminas.
Uma mudança de posição do imã permanente em relação ao reed switch, provocando uma ação imprópria do campo sobre as lâminas causa uma perda de sensibilidade. O resultado é a exigência de maior aproximação do imã para o acionamento ou a utilização de um imã mais forte.
2.3 ACIONAMENTO DO REED SWITCH POR BOBINAS
O acionamento dos reed switches por meio de bobinas leva a elaboração de sensíveis relés, ou como também são chamados "reed relés".
A principal vantagem de sua utilização está na possibilidade de improvisarmos relés muito sensíveis