APS GESTAO DE PESSOAS
As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade: integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade.
O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar a provisão de Recursos Humanos, na qual envolve o planejamento de gestão de recursos humanos, o recrutamento e a seleção do mesmo.
1. REVISÃO CONCEITUAL
1.1. Teoria
Recursos Humanos – relacionamento com pessoas:
Entende-se por Recursos Humanos as atividades que compõem a área de RH de uma organização, associadas com o tratamento e movimentação dos colaboradores dentro da mesma. Compreende-se também que são as relações internas das organizações com seus colaboradores e relacionamento com promoções, transferências, demissões e afastamento por aposentadoria. Disciplinas e medidas disciplinares são também aspectos cruciais dessas relações internas.
Dentro dos conceitos de recursos humanos podemos encontrar áreas como:
- gestão de pessoas: que tem como conceito a associação de habilidade e métodos, políticas técnicas e práticas definidas com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. Nesse caso, a gestão de pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento, desenvolvimento de funcionários da empresa. O administrador por sua vez, tem a função de humanizar as empresas.
Muitas vezes Gestão de Pessoas é facilmente confundida com a área de Recursos Humanos, porém as técnicas, os mecanismos que o profissional utiliza e a gestão de pessoas tem como objetivo o desenvolvimento e colaboração para o crescimento da empresa como também do próprio funcionário. A função Gestão de Pessoas é um fator de comportamento fundamental das organizações