APS PRONTO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE ENGENHARIA BÁSICO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS
ALEF SOUZA BRAGANÇCA
RA: C2118H-4
ALEX GOMES CARDOSO
RA: C033LJ-5
AMANDA TASSE MATSUE
RA: C2509F-0
BRUNO S. DE ALMEIDA
DANIELE PAVÃO FIGUEIROA
RA: C060ED-8
RA: C22620-3
EVELYN CESAR ROCHA
RA: C00FCG-0
JORGE A. DA SILVA
RA: C122EF-0
LEONARDO F. SIQUEIRA
RA: C0144B-6
LUIZ G.R. DE ALMEIDA
RA: B99CBH-2
MAIARA MARTINS
RA: C236FI-7
NILTON ANTONIO CESAR
RA: C11040-0
aps DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Orientador: Professor Glaucio Menoni Honorato
Sorocaba-SP
2014
INTRODUÇÃO
Engenharia Civil refere-se ao estudo de concepções, construções e monumentos de ambientes físicos, sendo ele um ambiente modificado ou um ambiente natural, assim, tendo como exemplo estradas, pontes, canais, barragens e edifícios.
Considera-se de grande importância, o trabalho de um Engenheiro Civil em uma construção, seja ela, desde seu ponto inicial ou uma reforma. O engenheiro é quem se encarrega a projetar acompanhar todas as etapas, em ambos os casos, primeiramente devem ser estudados quatro pontos importantes, do conhecimento do engenheiro, sendo: as características dos materiais, do solo, a incidência do vento e o destino da construção. Com base nesses dados, desenvolve-se o projeto, dimensionando e especificando as estruturas, hidro sanitários e de gás.
Além disso, o engenheiro não se encarrega apenas da responsabilidade da construção em si, mas também está encarregado a checar as equipes e supervisionar os prazos, os custos e cumprimento de normas de segurança, saúde e meio ambiente.
Ao engenheiro também lhe cabendo garantir a segurança do edifício, exigindo que os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor.
Assim concluindo que o engenheiro civil esta de alguma forma relacionado a todas as atividades humanas, não somente com a arquitetura.
A classificação de empresas citadas neste trabalho é de pequeno, médio e grande porte;