APS- Ponte de macarrão
Nos tempos atuais, com toda infraestrutura tecnológica, comunicação digital e equipamentos pesados que temos a disposição, é fácil chamar as pontes mais antigas de “primitivas”, mas não se pode esquecer das reais circunstâncias que essas pontes foram construídas. Mesmos sem os cálculos de engenharia e os testes de materiais usados atualmente, o raciocínio lógico das estruturas esteve presente na mente dos antigos construtores de pontes. Através do teste e do erro, construíram estruturas tão bem projetadas e sólidas que sobrevivem por séculos, até os dias atuais.
A competição para construção e teste de cargas em pontes feitas de macarrão é uma proposta que varias Universidades fazem aos seus alunos de Engenharia, com a intenção de movê-los a empregar os conhecimentos teóricos na prática., Então,através de analises e pesquisas, o desafio é demonstrar passo a passo a construção do protótipo de uma ponte feita de macarrão bem como o esboço do projeto, cálculos utilizados e o ensaio destrutivo para verificar a quantidade máxima de carga suportada.
Como alunos do segundo semestre de engenharia básica sabemos que ainda não possuímos conhecimentos suficientes para demonstrarmos todos os cálculos corretos que envolvem a construção de uma ponte de macarrão. Mas usando conhecimento básicos de Matemática e Física e na base de testes , fizemos nossa ponte.
Objetivos:
Construir uma ponte utilizando no máximo 750 gramas de macarrão e cola , capaz de vencer 1,00 m de vão livre , ou seja , descontando os apoios e suportar um peso de no mínimo 2 Kg.
Relacionar a