psicologia organizacional
O papel do psicólogo nas organizações é o de um profissional que desenvolve estratégias para melhorar o ambiente de trabalho, em geral . Se ele atua em uma empresa por exemplo, ele pode contribuir com a estruturação ou reestruturação da empresa como um todo: desde o número de funcionários até a faixa salarial de cada um deles.
O papel de seleção de pessoal foi uma das primeiras formas de atuação da psicologia, no ínicio do século XX (1900).. sua função não pode ser individualista e descontextualizada do ambiente onde a organização está inserida .O papel mais conhecido é o de recrutamento e seleção, sua função é de suma importância pois pode decidir indiretamente como a função oferecida terá sucesso ou não ,o psicologo organizacional com seu conhecimento auxilia desde a analise dos currículos pois nem sempre o memso possui todas as informações necessárias até a fase de seleção dos candidatos confrontando as informações do currículo com a fase da entrevista , ele terá de ter a perspicácia e sensibilidade para ajudar na definição de cada candidato e e assim definir a função que melhor se encaixe em seu perfil tendo assim maior possibilidade de sucesso na contratação desse funcionário .
https://www.psicologiamsn.com/2011/06/psicologia-organizacional-papel-do.html
“Qual o papel do psicólogo organizacional?”
O papel do psicólogo
É acompanhar as pessoas em seu local de trabalho, pois é aí que as dificuldades, as angústias, as frustrações, os desentendimentos e os conflitos aparecem. Para isso, é preciso que aperfeiçoe seus conhecimentos e habilidades e desenvolva atividades estratégicas, de pesquisa, planejamento e consultoria; deixando as rotineiras e burocráticas para setores específicos , oferecendo melhor atendimento aos seus clientes internos (colaboradores) e satisfazendo as demandas da organização , o Psicologo não pode ser individualizado e descontextualizado do ambiente onde a organização está