Aps ponte de macarrao
ENGENHARIA – CICLO BÁSICO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
“Relatório: Ponte de Macarrão”
Integrantes: Número: Turma:
Cezar
Flavio
Jackson
Mariana
Michael
Otávio
Raquel
Thiago
Thiago
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS DO TRABALHO 4
3. PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO
3.1. MATERIAL UTILIZADO 5
3.2. PASSO A PASSO DA CONSTRUÇÃO. ILUSTRAÇÕES DA CONSTRUÇÃO DA PONTE. 7
3.3. ESBOÇO DO PROJETO DA PONTE DE MACARRÃO 16
3.4. CÁLCULOS UTILIZADOS. 17
4. CONCLUSÕES 18
5. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
6. ANEXOS 20 1. INTRODUÇÃO Trabalho desenvolvido seguindo as orientações para as “Atividades Práticas Supervisionadas”. Tem como objetivo fazer a análise, o projeto, a construção e o teste de carga na ponte que deve aguentar o peso mínimo do suporte. Além disso, aprender mais sobre a função da estrutura da ponte, treliça, fazer somatórias dos pontos, calcular a força que a ponte vai suportar.
2. OBJETIVOS
Construir uma ponte de espaguete, seguindo as orientações para as Atividades Práticas Supervisionadas, sendo que tal não deve ultrapassar o peso de 1000g(1 kg). A ponte deverá ser capaz de vencer um vão livre de 1m, estando apoiada livremente nas suas extremidades, de tal forma que a fixação das extremidades não será admitida. A altura não deve ultrapassar 50 cm, e a largura máxima é de 20 cm.
O principal objetivo é fazer com que tal possa suportar o mínimo de 2kgf. Se após 10 segundos da aplicação da carga, a ponte não romper, será considerado que a mesma passou no teste de carga mínima, estando apta a continuar o teste de ruptura. Após o teste de carga mínima, serão aplicadas outras cargas até chegar ao colapso da ponte, que essa será considerada a carga capaz de suportar durante um período de 10 segundos, sem que ocorra severos danos estruturais.
Figura 1 -