APS HIST RIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR NO BRASIL
CURSO DE PSICOLOGIA
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR NO BRASIL
Nome: Mac-Lemmo Milord Amorim
Professora: Adelice
4º. Período de Psicologia
Data: 28/03/2015
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR NO BRASIL
Em um estudo sobre a história da psicologia brasileira, encontra-se um relato sobre o ensino da psicologia nas escolas normais, no século XIX, que demonstra a influência europeia e norte-americana na sociedade brasileira. Massimi (1990) aponta que, para formar um corpo docente competente e adequado quanto às necessidades do sistema educacional brasileiro, as escolas normais procuravam elaborar e instruir seus alunos em uma metodologia científica do ensino, inspirada nos modelos europeus e norte-americanos.
Também segundo Netto (citado em Wechsler, 2001), a Psicologia Escolar teve seu surgimento antes da Psicologia. Em 1830, foi criada a primeira Escola Normal de Niterói, logo em seguida, em 1835, a da Bahia, em Salvador, e em 1846, em São Paulo, com a primeira escola destinada à formação de professores do ensino elementar, da qual uma das disciplinas era a Pedagogia. Em 1912, a Pedagogia das escolas normais paulistas passou a ter três disciplinas, Pedagogia, Psicologia e Metodologia.
As primeiras escolas normais privadas surgiram por volta de 1927, na capital do Estado de São Paulo e no interior. Um fato importante que promoveu os estudos psicológicos em nosso meio ocorreu em 1931, por ocasião dos cursos de aprimoramento de professores primários, que incluía o ensino de várias disciplinas, entre elas, a Psicologia e suas Aplicações na Educação. “Enfim o Ensino Normal Brasileiro foi nosso primeiro foco de irradiação de concepções, pesquisas e aplicações práticas do que hoje denominamos Psicologia Escolar e (ou) Educacional”.
Em 1938, ocorreu o primeiro congresso de Psicologia no Brasil, no Estado de São Paulo. A criação e funcionamento dos primeiros laboratórios de Psicologia no país também são conseqüência do ensino