APS Elevador Hidraulico Seringas
Engenharia – Ciclo Básico
“Atividades Práticas Supervisionadas”
3º semestre - 2013
Elevador Hidráulico
Introdução
Em 1652, o cientista francês Blaise Pascal (1623-1662), através do estudo no comportamento dos fluidos, constatou que o aumento de pressão em um ponto de um líquido é igual ao aumento provocado em outro ponto, e com isso, ele enunciou o seguinte princípio, que ficou conhecido como Princípio de Pascal: "a variação de pressão sofrida por um ponto de um líquido em equilíbrio é transmitida integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente onde está contido". Esse é um princípio muito importante, pois explica o funcionamento das máquinas hidráulicas, instrumentos capazes de multiplicar forças. Sua utilização é mais freqüente do que imaginamos, pois faz parte do nosso cotidiano, podemos encontrá-lo nas seringas de injeção, nos postos de combustível e até mesmo na cadeira do consultório do dentista.
Além disso, esses equipamentos são fundamentais na indústria automotiva, no setor de aviação, na construção civil, e em outros segmentos, sendo utilizados para operar máquinas pesadas ou para mover e levantar objetos pesados e grandes como carros e containeres. Como exemplo, podemos citar os elevadores de automóveis, freios hidráulicos, macacos hidráulicos, empilhadeiras, gruas e todos os sistemas hidráulicos e pneumáticos utilizados nas indústrias.
Uma simples demonstração desse Princípio, além do elevador hidráulico, é a prensa hidráulica, que é constituída por dois cilindros verticais, que sustentam dois êmbolos de diferentes áreas, A1 < A2, ligadas por um tubo contendo um líquido incompressível, cujo volume é independente da pressão que está submetido, ou seja, possui volume próprio.
Aplicando uma força de intensidade F1 no êmbolo menor, haverá um aumento de pressão sobre o líquido que será transmitido a todos os pontos do êmbolo maior, portanto o volume deslocado do fluido será igual nos