APS CC2 3 semestre
Prática
Supervisionada
ESTRUTURA
DE
DADOS
Tema:
ORDENAÇÃO DE DADOS
Índice
2. Índice
3. Introdução
5. Referencial Teórico
6. Desenvolvimento
10. Considerações Finais
11. Referências Bibliográficas
12. Ficha de Atividades Práticas Supervisionadas
16. Código fonte
Introdução
Algoritmo de ordenação de dados
No desenvolvimento de softwares os algoritmos de ordenação de dados são muito importantes para resolver problemas computacionais e foram criados para ordenar desde números a letras conforme os casos e podem ser usados para ordena entradas e saída de dados e bancos de dados.
Os métodos de ordenação de dados pode ser implementados em qualquer linguagem de programação desde que permitam a sua criação, os mais utilizados algoritmos de ordenação de dados são: Bubble sort, Insertion sort, Selection sort, Quick sort, Merge sort, Heap sort e Shell sort logo explicaremos cada um.
Insertion sort
O insertion sort é o algoritmo que usa o método ordenação por inserção. Em um vetor, o algoritmo seleciona o primeiro termo, se não tiver termos anteriores não faz comparação depois disso seleciona o segundo termo, como agora existe um termo anterior o algoritmo faz a comparação se for menor que o anterior faz a troca, assim quando chegar ate o último termo selecionado o algoritmo vai fazendo comparação com os termos anteriores e fazendo troca subsequente de valores. Nessa procura encontra-se um termo com valor menor então o algoritmo faz a troca do valor e volta para casa posterior onde o primeiro termo estava. Esse algoritmo é comparada a ordenação de carta de baralho na mesa, quando alguém tira uma carta da pilha de cartas e vai fazer a ordenação de cartas na mesa, vão tirando e fazendo inserção na posição exata que tiver na mesa, isso é o que acontece no insertion sort. Insertion sort é recomendado para uso de pequena quantidade de dados, pois sua resolução não será muito eficiente em tempo.
Merge sort