APS carro vapor
Campus: Swift
Carro a vapor
.
Aluno: AAAAAAAAA R.A.: AAAAAA Turma: EM5Q12
Campinas
2014
Objetivo
O objetivo é projetar e construir um carro que seja tracionado com mecanismo de propulsão a vapor e que permita o transporte de uma massa padrão de 100g por uma pista de dimensões pré-estabelecidas em linha reta e cronometragem de tempo.
Introdução
O motor a vapor foi o primeiro tipo de motor a ser amplamente usado.
Ele foi inventado por Thomas Newcomen, em 1705, e James Watt fez grandes melhorias nos motores a vapor, em 1769.
Os motores a vapor movimentaram as primeiras locomotivas, barcos a vapor e fábricas e, dessa forma, foram a base da Revolução Industrial.
Pode-se dizer que o início do motor a vapor foi feito por Heron de Alexandria, ficou conhecido por inventar um mecanismo chamado eolípila para provar a pressão do ar sobre os corpos.
Motores à vapor
É a denominação dada a qualquer motor que funcione pela transformação de energia térmica em energia mecânica através da expansão do vapor de água. A pressão adquirida pelo vapor é utilizada para deslocar êmbolos que permite o movimento das rodas de potentes locomotivas. Pode ainda ser empregada, pela transformação em energia cinética, ou energia de movimento, em imensas turbinas que impulsionam geradores elétricos e gigantescos transatlânticos. Bombas, bate-estacas e muitas outras máquinas são comandadas por máquinas à vapor.
Uma máquina à vapor não cria energia, utiliza o vapor para transformar a energia calorífica liberada pela queima de combustível em movimento afim de realizar trabalho.
Denis Papin e Thomas Savery, no final do século XVII, desenvolvem os primeiros motores a vapor de uso prático e de interesse industrial, mas a verdadeira revolução na área foi a