carro a vapor
Objetivo:
O objetivo desse relatório é aprimorar o conhecimento sobre a história do carro a vapor, aprender como funciona, aprimorar conhecimento sobre termodinâmica e materiais afim de montar um carro a vapor competir com outros grupos de Engenharia da Universidade.
Introdução:
Nesta APS, construiremos um carro a vapor um carro que seja tracionado com mecanismos de propulsão a vapor de água e que permita alem de transportar o próprio peso, transporte uma massa padrão de 100g e por uma pista de dimensão mínima de 15 metros e máxima de 20 metros.
O nosso carro a vapor é feito com um mecanismo de turbina onde basicamente a água é fervida numa lata de alumínio é conduzido por uma mangueira e gira uma turbina também feita de alumino onde a energia mecânica é transmitida para a roda.
Veremos mais detalhes ao decorrer do relatório.
Alguns Fatos Históricos sobre o carro a vapor
O primeiro protótipo de um carro a vapor foi feito por Ferdinand Verbiest, que era o membro de uma missão jesuíta na China, por volta de 1672, ele fez um carro a vapor e deu como um brinquedo para o imperador da China, era um carrinho pequeno da mesma forma que é o nosso protótipo, mas foi possivelmente o primeiro carro a vapor.
Veículos a vapor grande o suficiente para carregar uma pessoa ou cargas, foram criados pela primeira vez no século XVII por Nicolas Joseph Cugnot. O chamado “Fardier à Vapeur” ou Carroça a vapor, que era um trator de artilharia, a principio experimental em 1770 e 1771.
Seu desajeitado veiculo, pesando quatro toneladas, foi capaz de se deslocar a uma velocidade de 3,6 km/h durante 12 a 15 minutos antes de ser reabastecido de água.
Mudanças políticas no ministério daquela época fizeram com que ele não prosseguisse com o desenvolvimento de sua máquina, desta data pra frente os Ingleses que assumiram as inovações, invenções e desenvolvimento de veículos a vapor, mas ainda sim, Nicolas recebe