APS Biomedicina
(folha de rosto)
índice
INTRODUÇÃO
Todos os tecidos e órgãos do corpo estão formados por células cujas funções especializadas e o modo como interagem determinam as funções dos órgãos. O encéfalo e um órgão – seguramente, o mais sofisticado e complexo que a natureza inventou. As células do encéfalo trabalham individualmente e estão agrupadas para trabalharem juntas. Compreender as ações individuais e combinadas das células nervosas, e origem da capacidade mental.
O sistema nervoso – sua estrutura, sua função e seus meios de comunicação, são circuitos que medeiam sensação, percepção, movimento, fala e emoção.
O neurônio conduz a informação por longa distancias usando sinais elétricos que percorrem o axônio. Desta forma os axônios agem como cabos telefônicos. Mas a analogia para por aqui, pois o tipo de sinal usado pelo neurônio e limitado pelo ambiente peculiar do sistema nervoso. A carga elétrica do citosol do axônio e transportada por átomos eletricamente carregados de íons, o axônio não e particularmente bem isolado, ele e banhado em fluxo extracelular salino que conduz eletricidade. Então, assim como água vazando por uma mangueira de jardim perfurada, a corrente elétrica sendo conduzida passivamente pelo axônio não iria muito longe antes de vazar. Felizmente a membrana do axônio tem propriedades que lhe permitem conduzir um tipo de sinal especial – o impulso nervoso, ou potencial de ação – que supera tais limitações biológicas. Ao contratio dos sinais elétricos conduzidos passivamente, potenciais de ação não diminuem com a distancia; eles são sinais de tamanhos e duração fixos. A informação esta codificada na frequência dos potenciais de ação de neurônios individuais, bem como na distribuição e numero de neurônios disparando potenciais de ação em dado nervo. Este tipo de código e em parte, análogo ao código Morse enviado por um cabo telegráfico; a informação e codificada pelo padrão de impulsos elétricos. Células capazes de gerar e conduzir