Darwin e a arvore da vida
A prevenção de doença são ações que protegem a população do surgimento de sintomas de diferentes tipos de doenças. A proteção inclui a informação, os diferentes tipos de vacinação, o acesso a um atendimento médico de qualidade, uma boa alimentação, água potável e saneamento básico, atividades físicas, entre outros. Sendo assim, uma boa qualidade de vida previne o aparecimento de enfermidades.
A biomedicina é uma área fundamental para a prevenção de qualquer doença é a possibilidade de prever o seu aparecimento o mais antecipadamente possível. O que garante um sucesso maior,nas fases ainda iniciais das doenças. E mesmo naquelas para as quais ainda não existem terapêuticas eficazes, importa sermos capazes de prever o seu aparecimento para que nos possamos adaptar às consequências dramáticas que muitas vezes lhes estão associadas. Assim, a biomedicina tem também dedicado uma enorme atenção ao desenvolvimento de testes preditivos, baseados na utilização de amostras biológicas como o sangue, a saliva, a urina, o líquido céfalo-raquidiano, ou outros tecidos. Vários avanços importantes têm sido registados e muitos prometem vir a acontecer proximamente, principalmente devido à utilização de técnicas que permitem utilizar quantidades muito reduzidas de amostras.
Sendo que na realidade concreta, a percepção de que os problemas de saúde das diferentes sociedades não são decorrentes da o capacidade da atenção médica curativa para manejar a enorme demanda representada pelos problemas sanitários originados pelo subdesenvolvimento e pelos agravos à saúde decorrentes das doenças crônico-degenerativas tem levado as sociedades a buscarem novos caminhos para dar maior efetividade às ações derivadas de uma das estratégias supramencionadas. O que nos revela que as sociedades estão incorporando novos saberes em seu cotidiano a partir do conhecimento de que a saúde de um determinado grupo populacional, está recebendo os efeitos de