APS - Administração 2*P
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SANTOS - SP 2013
TEORIA DA ESCOLA ADM CIENTIFICA
O início do século XX foi o marco de um grande avanço na área da
Administração. Avanço este estimulado pela expansão da Revolução Industrial na América, o que resultou no surgimento de uma nova era para as organizações da época. Para acompanhar tal evolução foram necessários estudos importantes e o desenvolvimento de novos métodos na maneira de administrar. Surge então a Escola da Administração Científica, escola esta que teve como principal abordagem a ênfase na execução das tarefas. “O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração nas indústrias a fim de aumentar a eficiência da produção”.
Frederick Winslow Taylor, nasceu na Pensilvânia, em 1856, filho de família rica e com princípios rígidos, foi educado com forte mentalidade de disciplina e devoção ao trabalho. Apesar de ter sido aprovado na Escola de Direito de Harvard,
Taylor se tornou trabalhador manual. Por volta de 1878, ingressou na Midvale Steel, uma usina siderúrgica, onde trabalhou por 12 anos, começando como trabalhador e terminando como engenheiro chefe. Foi nesse período que Taylor retornou aos estudos obtendo assim o Título de mestre em engenharia no ano de 1883.
Em 1903, ele publica o livro “Administração de Oficinas” onde expõe pela primeira vez suas teorias. Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas.
Os operários deveriam ser