Geração de energia no Nordeste brasileiro
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PARQUE BELÉM
GERAÇÃO DE ENERGIA NO NORDESTE BRASILEIRO
Fernanda Carvalho
Gabriella Christina
Grace Kelly
Roberto Rocha
Thalita Camargo
São Paulo-SP
Março-2013
CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PARQUE BELÉM
GERAÇÃO DE ENERGIA NO NORDESTE BRASILEIRO
Trabalho sobre Geração de energia no Nordeste da disciplina de Geografia apresentado no Curso Integrado de Nutrição 2ºNU à Escola Técnica Estadual Parque Belém.
Orientadora: Professora Lígia
São Paulo-SP
Março-2013
Geração de energia no Nordeste
Normalmente, o nordeste é visto como um local de pobreza seca e outros problemas de ordem socioeconômica. Esses problemas existem, mas não é só disso que é feito o nordeste brasileiro.
A Região Nordeste é, atualmente, a terceira maior economia do Brasil entre as grandes regiões. Sua participação no Produto Interno Bruto brasileiro foi de 13,5% em 2009, após a Região Sul (16,5% de participação no PIB) e à frente da Região Centro-Oeste (9,6% de participação no PIB). A Região Nordeste conta com um forte crescimento econômico desde a década de 2000. Mesmo durante a Crise econômica mundial de 2008-2009 a Região apresentou aumento no PIB: enquanto o PIB do Brasil recuou 0,2% em 2009, o PIB de Pernambuco cresceu 3,8%; o PIB do Ceará, 3,1%; e o PIB da Bahia, 1,7%. Esse crescimento amenizou o impacto da maior crise do capitalismo dos últimos 80 anos na economia brasileira.
Tudo isso causa impacto na geração de energia, por um lado, a demanda de consumo continua crescendo, servindo de subsídio para manter aquecidos vários setores da economia, por outro os investimentos no setor elétrico do Nordeste têm ignorado as potencialidades de oferta em fontes complementares de energia.
Além disso, a maior parte da energia no Brasil vem de hidrelétricas, no nordeste a situação não é