Apresentação - A política como Vocação - de Max Weber
Faculdade IBGM –
Instituto Brasileiro de
Gestão e Marketing
SOBRE MAX WEBER
• Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o chamado processo de
*racionalização e desencantamento que provém da sociedade moderna e capitalista.
*Na sociologia, racionalização se refere a um processo no qual um número crescente de ações sociais se baseia em considerações de eficiência teleológica ou de cálculo, em vez de motivações derivadas da moral, da emoção, do costume ou da tradição.
SOBRE MAX WEBER
•
Na sociologia, racionalização se refere a um processo no qual um número crescente de ações sociais se baseia em considerações de eficiência teleológica ou de cálculo, em vez de motivações derivadas da moral, da emoção, do costume ou da tradição.
•
Muitos sociólogos consideram a racionalização como um aspecto central da modernidade, que se manifesta especialmente na sociedade ocidental, em aspectos como o comportamento no mercado capitalista, a administração racional do Estado e a expansão da ciência e tecnologia modernas. SOBRE MAX WEBER
•
Muitos sociólogos, teóricos críticos e filósofos contemporâneos têm argumentado que a racionalização, falsamente assumida como progresso, tem um impacto negativo de desumanização da sociedade, distanciando a modernidade dos princípios centrais do
Iluminismo.
•
Os fundadores da sociologia atuavam como uma reação crítica à racionalização: SOBRE MAX WEBER
•
Seu pai, Sr. Max Weber, público e político liberal; a mãe, Helene Fallenstein, uma calvinista moderada.
Max foi o primeiro de sete filhos, incluindo seu irmão Alfred Weber, quatro anos mais jovem, também sociólogo, mas, sobretudo, um economista, que também desenvolveu uma importante sociologia da cultura. A família estimulou intelectualmente os jovens Weber desde a tenra idade.
SOBRE MAX WEBER
•
Em 1882 Max Weber matriculou-se na