Apresentação sobre tabaco
* Tabaco é uma planta cujo o seu principio ativo é a nicotina. Além da nicotina são encontradas outras substâncias altamente tóxicas, como formol, naftalina, amônia, entre outras.
* A nicotina é uma substância viciante
* É usado principalmente para fumar ou inalar – cigarro, charuto, cachimbo – ou então marcar.
* Uso indireto: O Tabaco também é encontrado em diversos produtos em que qualquer pessoa consome isto porque ele é usado em alguns agrotóxicos. (exemplo de produtos: Extrato de café, e. de ameixa seca, e. figo, e. cana-de-açúcar, e. mate, e. alcaçuz, fe. Fenogrego, e. raiz de lírio, óleo de cenoura, o. camomila, o. tangerina, o. semente de coentro, o. semente de aipo, o. sálvia, o. pau-santo, ácido cítrico, ácido lático, ácido acético)
Cigarro
O uso mais expressivo é no cigarro.
A composição da fumaça é composta principalmente de monóxido de carbono, conta com mais de 60 substâncias carcinogênicas, a porção particulada da fumaça é constituída de nicotina, alcatrão, benzeno e benzopireno.
Fumante Passivo
Fumante passivo é a pessoa que não fuma propriamente dito, mas convive constantemente com fumantes e por consequência inala a fumaça do cigarro, isso inclui até crianças (estima-se que cerca de 700 milhões de crianças ao redor do mundo são fumantes passivas). Crianças que têm pais que fumam têm maior probabilidade de serem fumantes.
As consequências para fumantes ativos e passivos são praticamente as mesmas. Segundo Darafolha, mais da metade do grupo de fumantes passivos ficam até duas horas respirando a fumaça dos outros e isso é pior do que passar duas horas fumando direto pois a pessoa fuma fumaça pura, sem passar por quais quer filtro.
De acordo com a UFRJ o fumo passivo mata por ano 2655 pessoas com as três principais doenças relacionadas ao fumo. Essas doenças são: infarto, derrame e câncer de pulmão.
Indústria do tabaco
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de tabaco e o maior exportador. A Souza