Apresentação Projeto Chia
O desenvolvimento de novos produtos é uma atividade de vital importância para a sobrevivência da maioria das empresas. A renovação contínua de seus produtos é uma política generalizada no âmbito empresarial (BARBOZA et al., 2003). A principal razão para as empresas desenvolverem novos produtos se deve, principalmente, ao fato que os novos produtos abrem caminhos para as empresas manterem-se lucrativas e sobreviverem no mundo globalizado e competitivo (FULLER, 1994).
A indústria de alimentos no Brasil nunca lançou tantos novos produtos como nos últimos anos. Em virtude de fatores como o desenvolvimento tecnológico, crescimento de concorrência externa, licenciamento de marcas importadas, competitividade do setor e da exigência do consumidor que incorporou novos valores às suas preferências, as prateleiras dos supermercados recebem diariamente novos produtos. Pelo aumento da seletividade e exigência do consumidor ao optar por novas marcas, a indústria de alimentos precisa de constante inovação e desenvolver produtos que antecipem as necessidades do consumidor, surpreendendo-o e ganhando mercado frente a concorrência (WILLE, 2004).
O desenvolvimento de produtos é o processo pelo qual uma organização transforma as informações técnicas em informações para a fabricação de um produto comercial. Segundo os preceitos da engenharia simultânea, o projeto do produto e o projeto do sistema de manufatura devem ocorrer de forma integrada, com o intuito de se obter as melhores práticas de projeto, resultando em um menor tempo de desenvolvimento, aumento da qualidade e redução de custo dos produtos durante seu ciclo de vida (SANTOS e FORCELLINI, 2003).
Desenvolvimento de alimentos funcionais
Com o aumento da expectativa de vida da população e dos custos médicos-hospitalares, há a necessidade do desenvolvimento científico de novas tecnologias que resultem em modificações importantes no estilo de vida das pessoas, entre os quais se