apresentação Paraná - Brasil
“complexo agroindustrial” acompanhando o domínio das distintas frações do capital: comercial, industrial e financeiro sobre o aparelho produtivo. Sob a ótica do capital, construa a evolução dos “complexos brasileiros”.
Resposta: No período do “1800 a 1850”, o D1 era internacionalizado, e a produção era voltada ao mercado externo, logo o consumo interno era baixo, desta forma o capital no País estava nas mãos dos donos de fazenda que importavam roupas e especiarias para seu consumo.
Já no “complexo cafeeiro”, de 1850 a 1960, com o surgimento de uma agricultura familiar já encontrava uma maior demanda interna e alguns produtos nacionais começaram a ocupar o espaço que antes era internacional. O dinheiro do café subsidiou a produção têxtil no país por exemplo. Neste período também se falava de ISI, e surgia-se algumas industrias para substituir importações. Desta forma circulava-se de maneira diferente o capital no país.
Após este período fortaleceu-se a industrialização e o D1 passou a ser predominantemente nacional. Várias industrias de maquinários e insumos vieram para o país ou foram criadas. Industrias posteriores ao processo de agropecuária também surgiram para beneficiar a produção agropecuária. Desta forma via-se a chamada “tesoura de preços” pois o lucro do produtor era limitado pelas duas industrias citadas anteriormente. Assim teve-se um aumento da movimentação de capital no pais pois fechava-se um ciclo de produção;
Questão 2 – Explique a principal ideia defendida por cada momento da formação do conceito de desenvolvimento sustentável e explique.
Resposta: O Clube de Roma, em 1968; Que partia do conceito que o crescimento populacional era responsável pela pobreza, pois consuma desenfreadamente os recursos naturais, sendo um obstáculo para o desenvolvimento. Desta forma defendia politicas de controle populacional para os países subdesenvolvidos